Morreu ontem em Los Angeles, aos 91 anos, o produtor Dino De Laurentiis.

Nascido na Itália, Dino começou sua carreira no início dos anos 40, e são atribuídas às suas empresas mais de 500 produções cinematográficas (embora no IMDB estejam creditados “apenas” 166 filmes… Além de ser uma tarefa inglória tentar desassociar o nome de Dino com o da filha Raffaella, que fundou uma produtora em 1987, e vários títulos de menor expressão são muito difíceis de verificar à qual dos dois seria correto creditar).

Dentre estas produções, temos verdadeiros clássicos do cinema, como NOITES DE CABÍRIA e A ESTRADA DA VIDA ambos de Federico Fellini; alguns blockbusters de suspense que é o caso de HANNIBAL e DRAGÃO VERMELHO; filmes épicos de ação/fantasia oitentista, na dobradinha truculenta  CONAN, O DESTRUIDOR e CONAN, O BÁRBARO e até espalhafatosas Space-Operas como visto em BARBARELLA e FLASH GORDON.

Como forma de homenagear este importante personagem da indústria cinematográfica, deixo aqui alguns trailers de obras máximas que foram produzidas por ele, e que combinam com o tema do blog. Divirtam-se:

(18/11/2010: Provando ser verdade o que eu havia comentado quando fiz este post, acabei cometendo um erro. Se vocês repararem bem, poderão ver nos créditos finais do trailer de CONAN, O DESTRUIDOR, que a produção ficou a cargo de Raffaella De Laurentiis…)